Há momentos que a vida se torna mais árida
- saramaianepomuceno
- 22 de nov.
- 1 min de leitura
Ela fazia planos... Esperava ter certas coisas aos 30 anos, outras aos 40 anos, no entanto, ao se deparar com certa idade viu que não era bem assim. Houve perdas e percebeu muitas coisas mudarem...
Sem dúvida vivemos momentos áridos, de metamorfose, a diferença é como escolhemos passar por eles.
A vida apresenta muitas inibições, algumas traumáticas, e uma das saídas ruins é quando a pessoa olha o seu percurso e se recente profundamente com o que não aconteceu. Focando apenas o lado conflitivo da existência, permanecendo nas questões mais depressivas.
Sair de um lugar conhecido implica luto e cada fase tem o seu tempo, acomodação. Para as crianças, por exemplo, a mudança de escola, de rotina familiar, para o adulto a mudança de um projeto, aposentadoria, perda de um ente querido, entre outros.
A vida promove desafios que pode impedir o crescimento, a realização, o gesto criativo, que todo ser humano tem a necessidade para dar sentido à vida. Por isso quando conseguimos ver mais aspectos de uma vida que vale a pena, isso ajuda a passar por períodos em que a vida está mais árida.
No entanto, nunca completamente só, sem dúvida precisamos do outro.
Que possamos lembrar que quando tudo estiver difícil, ainda que seja preciso algum momento a sós, para as coisas acomodarem, a saída se torna mais real e menos solitária quando buscamos no rosto de alguém, que pode se dar em comunidades, do poder do grupo, da terapia, de verdadeiros amigos, reflexões e saídas com mais sentido.





Comentários